Fórum Arte de Blogar

Versão completa: Como funciona o TLA - Text Link Ads ?
Está a ver uma versão reduzida do conteúdo. Ver a versão completa com toda a formatação.
Já havia visto em vários blogs e agora tenho visto aqui no blog, em especial no tópico sobre o que dá mais dinheiro. Porém nunca li sobre o mesmo.

O que é e como funciona o programa Text Link Ads (TLA) ?
Penso que continue a ser assim:
Registas-te no TLA e adicionas um site com o mínimo de pr3. Depois tens lá mais umas coisas para fazer, tipo adicionar um código ao site (no local onde queres que apareça a publicidade) e tal... Depois eles validam ou não o site. A partir do momento que o site é validado entra para o directório deles para ficar disponível aos anunciantes... tanto podes ficar sem anúncios a vida toda como ter logo de imediato, depende do interesse que o teu site tenha. A mim parece-me que em Português não existem muitos interessados.
O que tem mais interesse para nós é que por cada afiliado que conseguires que registe um site no TLA recebes 25$. Pagam todos os finais dos meses por paypal.

NOTA: Era assim pelo menos praí em 2005/2006, agora não sei se continua igual. Acho que eles já abriram outros sites também de monetização, mas dedicado a blogs (reviewme.com?).
A ideia que eu tenho é que o TLA pode, em situações ideais, dar muito dinheiro.

Tem, no entanto, alguns problemas... e não os mencionam na FAQ. Acho que um dia destes mando-lhes um mail a perguntar.

Os problemas são basicamente estes:

1- eles calculam o preço de um anúncio pelo PageRank e Alexa Rank de uma página. Penso que isso se mantém. Ora, o PageRank não é talvez o melhor indicador do valor de algo (um site pode ser um sucesso mas ser pouco linkado), e o Alexa Rank depende muito de se ter a toolbar / extensão do Firefox instalados (a última é usada sobretudo por quem se interessa por SEO, o que beneficia sites relacionados com o tema). Pode-se ver na calculadora deles como eles calculam o valor.

2- e se um site subir (ou descer) de valor no futuro? Não vi em lado nenhum (e isso devia, sem dúvida, estar na FAQ) nada a indicar se eles actualizam o valor ou não. Tenho a ideia de que não. Vamos supor que temos um site com PR 5, e em crescimento... mais vale esperar que ele chegue a PR 6 (o que demora meses, já que o Google só actualiza isso umas 3-4 vezes por ano), já que pôr lá TLAs agora seria mantê-los com o preço de PR5 (que é bem menor) eternamente.

Por outro lado, para quem tenha um site de PR 6 ou 7, com algum sucesso, de preferẽncia em inglês, e sobre um tema procurado... aquilo pode dar, como disse, muito dinheiro...
URLs de referência